domingo, 9 de julho de 2017

O PAPEL DO OBSERVADOR HUMANO

Resumo do capitulo 03 Influências Fisiológicas sobre a Psicologia

O Papel do Observador Humano (SCHUTZ)

João Vitor Wrobleski. Primeiro ano de psicologia.

O capitulo de Schultz, inicia demonstrando as diferenças possíveis de observação. Um mesmo fenômeno observado por dois indivíduos diferentes, pode ser visto de dois “ângulos” diferentes. Por mais que se observe o mesmo fenômeno, com o mesmo “equipamento”, nunca será igual, pois o observador influi na observação. E mesmo tratando-se do mesmo observador, ainda assim, não observará o fenômeno, do mesmo modo, pois estará observando em tempos diferentes.
Através disso, surge à necessidade de avaliar o papel do observador humano, em todas as ciências embasadas na observação. A partir disso inicio-se uma busca por mais conhecimento acerca do cérebro humano, atribuindo funções especificas a regiões, como no famoso caso do paciente Tam, de Broca. Essas constatações ficaram mais evidentes com o uso de choques estimuladores, em regiões cerebrais.
A partir daí, inicio-se o processo de experimentação em animais, promovendo mutilações cerebrais, com intuito de atribuir funções a partes especifica. Foram ganhos de conhecimento significantes para a psicologia, mas até hoje, são questionados, e com bons motivos, o preço desse conhecimento.
Através de experimentos elétricos, se obteve a aceitação de que o cérebro funciona com impulsos elétricos. Em 1840, a luta que seguia-se, era para provar a estimulação físico-químico como a única motivadora de todos os fenômenos cerebrais.
A psicologia experimental foi iniciada por quatro alemães: Hermann von Helmholtz, Ernst Weber, Gustav Theodor Fechner e Wilhelm Wundt. A Alemanha era mais propicia ao surgimento da psicologia, pois se ocupava de estudos menos “palpáveis”, como a linguagem e a própria mente, enquanto no restante da Europa, os cientistas céticos, não acreditavam ser possível utilizar-se da ciência, para aplicar a tais fenômenos. Além de a Alemanha contar com um grande número de universidades e contingente competente de professores. Foi também neste país que se iniciou uma nova mentalidade de incentivo a pesquisa e estudo de novas áreas, propiciando o ambiente ideal para a psicologia.
Helmholtz foi responsável pelo estudo de diversas áreas, mas para a psicologia um dos mais importantes estudos dele, consiste na medição da velocidade do impulso nervoso. “Sua pesquisa foi uma das primeiras indicações de que era possível fazer experimentos com um processo psicofisiológico e medi-lo.” Ele acreditava na psicologia como uma ciência independente e com ligação à metafísica.
Ernst Weber teve como principal interesse de pesquisa à fisiologia dos órgãos sensoriais, foi o responsável pelo estudo da percepção dos dois pontos sobre a pele, sendo interpretado pelos nervos “O Limiar de Dois Pontos”. Também desenvolveu a ideia da Diferença Apenas Perceptível, que consistia em analisar até que ponto um individuo era capaz de perceber diferença entre dois pesos.
Fechner foi um grande critico do materialismo cientifico Seu primeiro ensaio satírico, “Prova de que a Lua é Feita de Iodo”, atacava o hábito médico de usar o iodo como panacéia. (Panacéia= Remédio pretensamente eficaz para todos os males físicos e morais. [AURÉLIO, 2011. p.559]) Foi o principal responsável pelo desenvolvimento da psicofísica: o relacionamento entre os mundos: mental e material.
“No início do século XIX, o filósofo alemão Immanuel Kant insistia que a psicologia nunca poderia tornar-se ciência, porque não era impossível fazer experimentos com fenômenos e processos psicológicos, ou medi-los. Devido ao trabalho de Fechner, que de fato possibilitou medir a mente, a asserção de Kant já não podia ser levada a sério.”
Fechner não estava necessariamente envolvido na tentativa de criar uma nova ciência, apenas estava a analisar as reações a estímulos, e leitura de situações, ainda assim foi um importante contribuinte para possibilitar a credibilidade da psicologia como ciência. Pois segundo a mentalidade da época, e que alguns mantém até hoje, somente é ciência o que pode ser medido, e transcrito em dados numéricos, e Fechner possibilitou, transcrever fenômenos psicológicos em dados numéricos. Mas Wundt sim, estava interessado em tornar a psicologia uma nova ciência independente, como fica evidente em algumas de suas obras.
(O texto fica sem um final, devido a ser o resumo unicamente de um capitulo, por tanto a obra original, segue adiante, não dando por encerrada a discussão aqui!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário