domingo, 9 de julho de 2017

ANALISE DO RITUAL DE FESTA A FANTASIA DA TRIBO IRATYM.

JOÃO VITOR WROBLESKI

Trabalho apresentado ao prof. Dr. Rafael Massuia
na disciplina de Antropologia,
como requisito parcial de avaliação semestral.

ANALISE DO RITUAL DE FESTA A FANTASIA DA TRIBO IRATYM.

Este pesquisador que lhes escreve nesse momento, ao longo de dois anos consecutivos participou diretamente de um ritual realizado pela tribo Iratym, intitulado Festa a Fantasia e agora através deste breve texto pretendo expor um pouco sobre esse ritual que parece ter nesta tribo especifica um significado muito especial principalmente entre os integrantes adolescentes, os quais o valorizam de maneira intensa, chegando a se preparar para tal acontecimento ao longo de dois a três meses.
  
A TRIBO IRATYM

Essa tribo tem aproximadamente ao que nos consta de pesquisadores anteriores aproximadamente 109 anos, estando situada na região ao sul da América do Sul, estando a 2671 quilômetros de outra importante tribo da América, a tribo de Machu Picchu. A tribo Iratym conta com aproximadamente 56 mil integrantes, tendo estes vindo de diversas partes do mundo e mesclando-se aos nativos da região, nesse local ocorreu uma grande infestação de estranhos principalmente dentro de um remoto período de guerras, onde diversos membros de outras tribos que não possuíam condições de se proteger, refugiaram-se nessa região em uma covarde atitude de sobrevivência. Essas infestações poluíram em muito a cultura original da região deturpando-a e a aproximando da cultura das tribos europeias.
  
O RITUAL DA FESTA
  
Esse ritual do qual tive a oportunidade de acompanhar de muita proximidade, tendo eu também contribuído diretamente na organização do mesmo, nós parece um ritual de grande importância não apenas para essa tribo, mas diversas outras de seu entorno que se deslocam até mais de 150 quilômetros para participar do mesmo, sendo que seu preparativos podem levar mais de três meses.
O evento consiste em uma grande festa, que inicia-se as 23 horas e dura em geral até as 10 horas do dia seguinte. Realizado sempre anualmente no mês de outubro. É organizado um local especifico com diversos ambientes diferentes montados em tendas, cada qual com um ritmo musical próprio independente, sendo que os participantes podem ao longo do ritual deslocar-se de uma tenda a outra.
Os ritmos musicais são variados e em geral apresentam-se em alto volume, quase ensurdecedor a ouvidos sensíveis e desacostumados. Os integrantes se amontoam nos espações sendo difícil o deslocamento.
Cremos aqui que um do cerimoniais mais importantes do ritual, tem sua realização antes do inicio do mesmo, consistindo no ato de fantasiar-se de diversas figuras, alguns integrantes optam por fantasiar-se de figuras comuns do dia a dia da tribo, figuras com representação profissional na mesma, enquanto tantos outros fazem as mais inusitadas escolhas, se fantasiando de personagens da mitologia local e mundial. Em um dos anos que tive a oportunidade de presenciar o ritual, um dos integrantes fantasiou-se de órgão genital masculino. Muitas vezes indivíduos machos da tribo se fantasiam de fêmea e vice-versa.
A maquiagem parece consistir em um aspecto importante e valorizado no processo, já que se apresenta como abundante nas faces.
Alguns indivíduos produzem suas próprias fantasias, enquanto tantos outros pagam por elas.
Durante a realização de tal evento, os membros da tribo além de perambularem pelos espaços com o som ensurdecedor presente, também fazem constante ingestão de substâncias alcoólicas e de outras naturezas psicoativas. Por diversas vezes se vê álbuns desses membros tendo acessos de vomito e desmaios oriundos desse consumo desenfreado, mas isso parece motiva-los ainda mais a essa ingestão, sendo que alguns somente sessão, quando entram em um coma motivado pelo excesso de toxina no organismo.
Ao longo do ritual presenciamos por vezes atos de coito, em algumas vezes reservados em cantos, outras vezes mais evidentes em meio aos outros integrantes. O que é vivenciado com naturalidade e com constância são os atos preparatórios para um possível coito, um deles consistindo em um ritual bocal, onde dois membros tocam os lábios introduzindo a língua um dentro do orifício bucal do outro, vemos tal ritual ocorrendo com naturalidade o tempo todo durante o evento festivo.
Uma das coisas que também chamam atenção desse pesquisador que vos escreve, é o fato de que algumas das fêmeas dessa tribo que ao longo da vida cotidiana apresentam um comportamento extremamente puritano, sendo capazes de se ofender diante da menor investida sexual de um macho, durante a festa, ingerem grande quantidade de álcool e praticam intercurso sexual com diversos parceiros, sem demonstração de muito pudor. Algumas não o fazem durante o evento se resguardando para praticar tal ato com o membro que a levará confortavelmente para casa.
Esse ritual que a nós pode parecer muito estranho é praticado por membros de diferentes idades, mas sendo mais comum a presença de adolescentes e jovens entre 18 a 30 anos, mas não parece ser incomum a entrada de adolescentes com 16 anos, sendo que somente ficam realmente proibidas da participação as crianças da tribo. O ritual não parece apresentar uma finalidade prática, pois ao final nada é construído de contribuição à tribo como um geral. E sendo por alguns membros da tribo questionada a sua realização, principalmente aqueles que residem nas proximidades e não participam.
Nos parece bastante pertinente questionar o porque da realização de um evento que não constrói algo efetivo para uso diário da tribo, e deixa a saúde de vários membros participantes debilitada.
O que pode nos parecer ainda mais estranho, é o fato de tal evento não parecer ter também nenhuma representação religiosa, ou de adoração a uma divindade especifica.
Ainda assim, diante de uma inutilidade prática e religiosa, essa festa segue sendo realizada ao longo de anos, sendo para ela mobilizados diversos recursos, tendo um alto investimento libidinal, tanto de quem realiza sua organização quanto de quem participa de sua realização efetiva. Seguimos ainda em um certo aspecto de desentendimento do sentido especifico desse evento. Somente podendo acrescentar, que talvez se faça necessário mergulhar de maneira mais profunda na cultura desse estranho povo, para compreender melhor esse ritual que a principio pode nos parecer tão fútil e sem sentido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário