quarta-feira, 21 de novembro de 2018

DIFERENÇAS CULTURAIS




Algumas tribos indígenas consideram uma imensa criminalidade o que fazemos com nossas crianças, para eles é absurdo e inadmissível que coloquemos nossas crianças para fazer qualquer coisa que não, ser criança.
E intolerável a eles o fato de mandarmos nossas crianças para cetros de amestramento, para ensinar-lhes a serem adultos, ao invés de antes de tudo elas estarem aprendendo a serem crianças. Para eles, a criança deve apenas ser criança, brincar, correr, ficar a toa, observar os adultos, nadar no rio... fazer tudo que seja de direito de uma criança fazer.
Com treze ou quatorze anos, quando as meninas tem sua primeira menstruação são consideradas mulheres, estão aptas a se casarem e terem filhos. Muitos se assustam achando que são apenas crianças, jovens demais para terem uma família, mas a resposta que se ouve é: “Elas tiveram treze anos para serem crianças, para brincar, para se divertir, para se relacionar com as outras crianças da tribo, diferente das crianças de vocês que passam mais da metade desses treze anos iniciais, em uma escola sendo amestradas a como ser um adulto de sucesso, nossas crianças passaram esses treze anos apenas sendo crianças, nada mais. E agora a sua natureza biológica diz que ela é uma adulta, e ela vai aprender a ser adulta, sendo adulta, assim como aprendeu a ser criança, sendo criança.”
Eles não consideram adolescência, nem nenhuma outra fase intermediaria, pois acreditam que se aprende a viver vivendo. E somente se é criança, sendo, sem se preparar para nada, que não seja ser criança, pois assim, quando se chega a hora de ser adulto, não há lamento, pois se foi legitimamente criança, se foi criança por tanto tempo e com tanta intensidade, que se tornar adulto é até um alivio, para mudar um pouco a rotina. E quando questionamos se essas crianças não sentem medo de tanta responsabilidade, ainda jovens, a resposta é: “Quem disse que ser criança não demanda uma imensa responsabilidade? A responsabilidade apenas muda de direção, ela não te que ser menos responsáveis do que já foram até então. Você já viu uma criança construindo uma casa de gravetos e galhos? Elas são capazes de passar horas e horas dedicadas à construção da casa mais perfeita para brincarem, mesmo que depois de pronta, por vezes nem cheguem a brincar. Se ser capas de construir algo tão complexo em comunidade, não é responsabilidade, o que seria? Se suas crianças parecem irresponsáveis a seus olhos, talvez seja porque vocês atribuem a elas muito mais responsabilidade do que deveriam ter, alias, vocês atribuem a elas, uma responsabilidade que vocês próprios, como adultos não possuem.”
“Vocês exigem de suas crianças, que passem horas sendas em escolas, em uma cadeira e uma posição desconfortável, sendo que quando depois de adultos vão às universidades, são incapazes de permanecer o mesmo tempo, sendo muitas vezes em cadeiras muito mais confortáveis. Vocês exigem das crianças de vocês que trabalhem em grupo, mas nas empresas que trabalham, mal fazem o próprio trabalho e ainda prejudicam um colega, se for para ganhar um cargo melhor. Querem que suas crianças resolvam seus desentendimentos, de maneira amistosa, mas resolvem suas discussões de trânsito a base de tiros. Querem que suas crianças sejam cultas, falem mais de uma língua, citem grandes autores. Mas vocês próprios, como adultos: são incapazes de ler sobre sua cultura, sobre sua politica, sobre suas origens.”
“Nossas crianças, são verdadeiramente crianças, para poderem ser verdadeiramente adultas. São crianças felizes, para serem adultos felizes, não adultos resignados com a infância que perderam, que ficam comprando brinquedos caros, para tentar recuperar algo que só poderiam ter vivido naquele momento.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário