sábado, 10 de novembro de 2018

UM MATE COM NIETZSCHE



— Senhor Nietzsche, sabe que você é tido por muitos como um filósofo pessimista, não é?!
— Eu? Pessimista? Por que o seria?
— Talvez porque você destrói qualquer ideia de algo para além de uma vida miserável na existência atual.
— Se você torna sua vida miserável o pessimismo não é meu, mas sim das suas atitudes.
— As pessoas se sentem mais seguras em imaginar que existe um propósito maior na sua existência.
— Seguras o suficiente, para desperdiçar a única vida que elas têm. Se você entende que essa vida é a que precisa ser vivida, você não a descartará em nome de imaginações posteriores. Já leu meu conceito de eterno retorno?
— Ler é uma coisa, entender o que você escreve é outra coisa senhor Nietzsche!
— Nossa! Sempre me faço tão claro em minha escrita!
— Sim, certamente, imagina, quem em sã consciência discordaria disso!
— Em fim. Imagine essa mesma tarde senhor Wrobleski, nós aqui, nessa conversa descontraída, acompanhada dessa bebida, qual é mesmo o nome?...
— Chimarrão senhor Nietzsche!
— Pois bem, como eu dizia, imagine que essa cena que ocorre nesse momento, nós dois aqui conversando e bebendo, irá se repetir por infinitas vezes, exatamente como ela ocorre nesse momento. Pense em como se sente em relação a isso, se essa ideia te aterroriza, é porque nesse exato momento você está desperdiçando sua vida. Ao contrario, se essa ideia lhe é de agrado, significa que está vivendo a sua vida exatamente como deseja. É afeito aos prazeres da sexualidade senhor Wrobleski?
— Sim!
— Então se imagine em um momento de prazer, com a mulher mais atraente que já conheceu em sua vida, imagine um momento de máximo prazer, o mais intenso que já experienciou em sua vida. Lhe desagrada imaginar esse momento se repetindo eternamente?
Se você está vivendo de maneira legitima, a ideia do eterno retorno, não lhe desagradará, mas se está desperdiçando sua vida, essa ideia lhe será mais assustadora e angustiante, do que a própria ideia da morte. Por isso, que quem compreende esse conceito meu, não precisa de muletas metafísicas para suportar a vida, porque encontra a suportabilidade dela, na própria vida presente e não em promessas futuras. Por isso discordo de quem me chama de pessimista, só veem pessimismo na minha filosofia, aqueles que se esforçam para que suas vidas sejam péssimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário