sexta-feira, 16 de novembro de 2018

TOMANDO UM MATE MAQUIAVÉLICO



— É uma boa ideia instruir os governantes e serem ainda mais cruéis do que são por si?
— Certamente não, e se leu algum livro que faz isso, não é o meu! Ou não o leu adequadamente. Meu livro é claro desde suas primeiras páginas quanto a seu objetivo, talvez não quanto ao motivo, mas quando ao objetivo sim.
— E qual é motivo o? O objetivo se bem entendi no inicio do livro, é a manutenção do poder, a permanência do príncipe em seu reinado. Mas por quê?
— Por que a vida nas cidades é mais confortável e segura? Apesar de todos os problemas, apesar da própria crueldade de alguns príncipes, ainda assim viver nas cidades é uma alternativa melhor a morar no meio da floresta. Se quer comprovar isso, basta olhar o desespero de quem com frequência se perde na floresta e fica buscando a todo custo retornar a civilização. As pessoas podem até fazerem suas brincadeiras dizendo que gostaria de morar em uma floresta longe de todos, mas basta que você as atire lá, para que na mesma hora, comecem freneticamente a procurar voltar para a cidade. As pessoas querem os confortos da civilização e estão dispostas a pagar com a liberdade por isso, já fizeram essa escolha quando renunciaram aos instintos naturais, para o convívio social.
— Será que não seria melhor viver em uma floresta?
— Para uma imensa maioria não, viver sozinho, significa viver sem literatura, teatro, sem estoques de mantimentos, sem muitas das coisas que apreciamos.
— E precisa estar sozinho?
— Se não estiver sozinho, tudo que você fez foi mudar a cidade de lugar. Uma cidade não é o território, mas sim, seu povo e sua cultura. Não se engane, onde existe uma regra a ser seguida, existe política, onde existe mais de uma pessoa, existe povo.
— Mas por que para manter isso precisamos nos submeter a príncipes cruéis?
— Não precisamos de príncipes cruéis, mas sim de príncipes fortes, capazes de manter o poder e proteger as cidades da invasão de inimigos. Ou acredita que um príncipe de outro lugar, sem nenhuma história com o povo, será menos cruel do que um príncipe da própria região? A crueldade está no governo, governar obrigatoriamente é cruel, pois significa submeter o povo a regras que eles não querem seguir, mas precisam, para não matarem uns aos outros. A questão é, como governar sendo o menos cruel possível? Se Você ler com atenção meu livro senhor Wrobleski, perceberá que esse é meu principal assunto abordado ao longo da obra, como que um príncipe pode governar, mantendo o seu poder e sendo o menos cruel possível, produzindo o menor mal ao seu povo.
— E não é possível um príncipe manter seu governo sem ser cruel?
— Até aonde me lembro, a quase mil e quinhentos anos atrás, um deles tentou isso, foi açoitado e crucificado vivo, não? Creio que não deu muito certo para ele, pregar a paz entre os homens. Humanos são animais dos mais selvagens possíveis, seu discurso pode pedir paz, mas suas ações convocam a guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário