terça-feira, 12 de setembro de 2017

O QUE ENGORDA É O PENSAMENTO.

Seguem alguns dos pensamentos que enquanto você mantiver, dificilmente conseguirá emagrecer:



“SÓ COMO ‘ISSO’ DE VEZ EM QUANDO”: Se você acredita que não é saudável comer de maneira regular, não deveria comer nunca. Só come torta uma vez por mês, só come salgadinho uma vez por quinzena, só come fritura uma vez por semana, só come chocolate uma vez por semana. Quanto você junta tudo, um dia salgadinho, outro bombom, outro coxinha, percebe que está comendo porcaria todo dia.

“VOU COMER ‘ALFACE’ (ou qualquer outro alimento) PORQUE EMAGRECE”: Primeiro que ninguém sobrevive saudavelmente comendo só um tipo de alimento, segundo, que não é um alimento que te faz emagrecer, mas sim a relação entre todos os alimentos que você consome. Enquanto você tiver se alimentando de porcarias, continuará ganhando peso, não importa o que coma, se você não elimina o que não deveria comer.

“NÃO COMO CENOURA (ou outra fruta e verdura) PORQUE TEM MUITO AÇUCAR E ENGODA”: Olha, não sei você, mas eu não conheço ninguém que tem uma alimentação super saudável e ganhou 20 kg por comer cenoura o dia inteiro. É mais fácil dizer que a água te engorda, do que admitir, que talvez seja aquela caixa de bombom que você come antes de dormir!

“VOU FAZER UMA DIETA DE UM MÊS PARA EMAGRECER”: Isso funciona para atletas de modalidades que precisam perder e ganhar peso em intervalos curtos de tempo, jamais funcionará para alguém que quer manter um peso estável por longo tempo, o que faz emagrecer é um hábito alimentar, aquilo que você consome com frequência pelo resto da sua vida, e não o que você consome de maneira frenética por uma semana ou um mês.

“E SE EU FIZER ISSO, EU PERCO QUANTOS QUILOS EM QUANTO TEMPO?”: Na maioria das vezes, quando você está fora do peso, é porque já trás maus hábitos alimentares a muitos anos, quando não pela vida toda. Querer perder em um mês o que muitas vezes acumulou ao longo de dez anos, é besteira e nunca conseguirá de maneira saudável, a primeira preocupação é a saúde, a perda de peso é uma consequência.

“EU NEM COMO TANTO ASSIM”: Tire uma foto com seu celular de cada coisa que você come ao longo do seu dia, desde uma bala, até o seu prato de almoço e ao final da semana revise todas as fotos e faça uma lista de tudo que você comeu. Perceberá que a maioria das pessoas sempre acha que come menos, do que realmente come.

“VOU PASSAR A COMER ISSO, ISSO E MAIS ISSO”: Poucas pessoas resistem a uma grande restrição alimentar, pois nosso organismo naturalmente busca a variedade, para suprir todas as carências nutricionais, por tanto, é muito mais fácil, você deixar de comer um único alimento, do que passar a comer apenas um grupo seleto. Quando você elimina um alimento do seu hábito alimentar, você ainda mantem todas as outras opções do mundo, sendo muito mais fácil persistir e conquistar, a cada conquista você multiplica forças para eliminar outro alimento do seu hábito. Diferente de se você tentar se alimentar com cinco alimentos, que cada vez que você comer algo que não seja um deles se sentirá fracassado e terá menos empenho para tentar seguir. Comece por eliminar aquilo que faz mais mal e você tem um apreço menor, assim será mais fácil conseguir o objetivo. Ex: Você não gosta muito de refrigerante, que é puro açúcar, corante e tudo que não presta, diga-se de passagem, mas em fim, você já não é tão fã de refrigerante, mas vez ou outra toma. É uma primeira boa opção para eliminar da sua vida, pois não será tão difícil, e a conquista dessa eliminação, te dará força e animo para tentar coisas mais difíceis, como, vamos supor frituras.

“NÃO TEM PROBLEMA EU COMER ‘ISSO’ PORQUE DEPOIS EU FAÇO ACADEMIA”: Dificilmente uma pessoa que está com sobrepeso vai conseguir perder em exercícios físicos as calorias que consumiu do alimento, e se tentar tem grandes chances de se machucar por excesso de atividade. Além do fato, que perder peso, jamais deve ser pela aparência, mas sim pela saúde, e do ponto de vista de saúde, não adianta você retirar o veneno que está no seu corpo, com exercícios físicos, se você continua absorvendo veneno novo. Não esqueçam que pessoas magras também têm: colesterol, hipertensão, diabetes.

“VOCÊ ACHA QUE EU ESTOU GORDO(A)?: A percepção do que é gordo ou não, é totalmente relativo de pessoa para pessoa. Conforme como ela se vê, o que ela gosta, o que ela entende por saudável... até poucos anos atrás, se você pergunta-se para uma mãe, ela te diria que criança saudável tinha que ser ‘rechonchuda, gordinha...’ hoje se uma mãe falar isso, é linchada em praça publica. A noção de ser gordo ou não, é totalmente relativa e envolve questões de distúrbios de imagem, já a massa corporal, a balança e um calculo matemático te diz, ainda corre o risco de erros, mas menor do que o simples achismo de alguém.
Desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o cálculo do peso ideal é feito utilizando a fórmula IMC = peso / (altura x altura). Segundo a OMS, o índice normal é entre 18,5 e 24,9. Existem sites na internet e até mesmo aplicativos que auxiliam nesse calculo e inclusive lhe dão qual seria o mínimo e máximo peso esperado, para sua altura e biótipo.
Caso mesmo estando no IMC ideal, a pessoa se veja gorda ou magra demais, é importante buscar um profissional da psicologia para analisar se não existe um sofrimento de distúrbio de imagem. Vigorexia quando a pessoa se vê magra, mesmo estando dentro do saudável ou até mesmo acima, anorexia quando a pessoa se vê obesa mesmo estando no peso ideal, ou até mesmo muito abaixo.


Trabalhar todos esses pensamentos pode ajudar a emagrecer, criar hábitos saudáveis, e persistir nesses novos hábitos, que nem sempre são fáceis. Emagrecer jamais deve ser o objetivo, a saúde sim, hábitos saudáveis trazem o IMC ideal como consequência. Não seja submisso a padrões e normas estéticas, cultive uma vida saudável e de bem estar consigo e deixe que o seu corpo apenas revele o seu eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário