quarta-feira, 5 de setembro de 2018

A ANÁLISE SELVAGEM


        Na obra Psicanálise Selvagem, ou Psicanálise Silvestre a depender da tradução, Freud fala a respeito da analise realizada por um médico sem preparo teórico e desconhecendo o contexto de sua paciente. As criticas que Freud realiza na sequência, demonstram o quanto é sem sentido a tentativa de analisar algo que lhe é desconhecido. Sabemos por outras obras tanto de Freud quanto de outros autores, que quando uma pessoa tenta falar a respeito de outra que acabou de conhecer, está falando a respeito dela própria, nada da outra, pois sem conhecermos o contexto da vida da pessoa e sem entendermos a visão de mundo dela, nos é impossível falar qualquer coisa dela. Até mesmo, porque se afirma entre muitos psicanalistas, que a analise, não é feita pelo analista, mas sim pelo próprio paciente, o analista apenas indica possibilidades, sem ter certeza nenhuma se essa possibilidade de fato faz sentido ou não, é o paciente quem vai confirmar ou negar o sentido.
            Infelizmente um dos erros mais comuns de serem cometidos por estudantes, é fazer analises de situações a partir de suas próprias visões de mundo. Nada conhecem sobre a outra pessoa, não sabem como ela representa o mundo e seus sentimentos, e tentam de maneira desastrosa afirmar algo sobre a vida dessa pessoa, o que acaba não fazendo nenhum sentido para ela, e é nesse momento que você percebe o quanto foi falha essa tentativa, pois se a pessoa se irritar, certamente a analise fez sentido. Mas o que normalmente ocorre, é que a outra pessoa fica com uma sensação de estar tentando conversar com uma parede, pois do nada surge uma afirmação que não faz sentido nenhum para ela.
           Quando percebemos algo sobre uma pessoa que acreditamos ser importante apontar para ela, primeira coisa a contabilizar, é o fato de que provavelmente o que será dito, fala mais a respeito do locutor, do que do ouvinte, segunda coisa, sempre aponta-se em sentido de questionamento, pois somente a pessoa pode negar ou confirmar, já que somente ela conhece sua vida. A terceira coisa a se contabilizar, é que se você fez três apontamentos em menos de cinco minutos, você está ansioso com o que está ouvindo, não que exista algum conteúdo a ser analisado ali.


2 comentários: