Alguns
dos brinquedos que estarei mencionando aqui, infelizmente vêm perdendo seu
espaço para celulares e outros acessórios eletrônicos. E digo infelizmente, não
porque sou um saudosista que acredita que infância verdadeira é aquela em poças
de lama jogando bola na rua, mas sim, porque todos os brinquedos que estarei
apresentando, tem uma rica importância no desenvolvimento do intelecto
infantil.
Qualquer
criança que brinque com essas ferramentas de aprendizado, estará mais sensível
aos variados conhecimentos com os quais irá se deparar em seu desenvolvimento.
É
importante lembrar, que não basta presentear a criança, é preciso ensina-la a
utilizar e brincar junto com ela, para incentiva-la no uso desses artifícios do
intelecto, do contrario, uma ferramenta potencialmente poderosa, se tornará
apenas lixo em um canto da casa.
Instrumentos
óticos.
Qualquer
instrumento que modifique a forma como a criança vê o mundo, tende a ser
atrativa para está criança.
Lupa:
A lupa é um instrumento de aumento de tamanho das imagens. O uso dela leva a
criança a perceber detalhes que a olho nu não são tão evidentes. Ensinar a
criança a observar folhas de plantas, flores, amostras de rochas e solo, pode
facilitar muito o futuro interesse dela nas aulas de geografia, biologia e química.
Claro, que é ideal que os adultos próximos a criança, esclareçam suas
curiosidades a respeito do que ela observa, com a internet na proporção que se
apresenta na atualidade, podemos concilia-la com essa tecnologia de mais de
quatrocentos anos, pode-se ensinar a criança a observar uma planta, por
exemplo, e através de um site de botânica, tentar identificar qual a espécie de
planta, a que família pertence, qual o formato de suas folhas. Sei que afirmando
desse modo, parece algo que nenhuma criança “normal” se interessaria, mas acreditem,
crianças costumam ser curiosas, talvez ela não passe o resto da vida
identificando plantas e insetos em um diário como Darwin, mas o tempo que ela
se interesse por essa atividade, já vai lhe proporcionar um ganho significativo.
E
uma das vantagens desse presente, é que tem um baixo custo, você encontra no
mercado lupas de preços variados, mas as mais baratas ficam abaixo dos dez
reais. E ainda existe a possibilidade de fabricar uma, junto com a criança, o que
dobra o aprendizado. Se esse for o caso e você decidir fabricar junto com a
criança, lembre-se de privilegiar as lupas feitas com garrafas de plástico e
não as de lâmpadas incandescentes, apesar de as de lâmpada serem, na minha
opinião, muito estéticas, creio que nem preciso dar muitas explicações do
porque não é indicado uma criança correr para cima e para baixo, com um objeto
de vidro extremamente fino e cortante.
Outro
aparelho nessa mesma proposta seria um microscópio, que apesar de quando
profissional, custar muito caro, no caso de algumas versões infantis, são mais
limitados, porem mais acessíveis. Também é possível fabricar algumas versões
caseiras.
Outra
possibilidade nesse sentido é para o caso de crianças que já tem celular, ensina-las
a utilizar o zoom da câmera, para ampliar os objetos, além de incentiva-las a
registrar a imagem e catalogar pelo nome, flores, folhas, rochas... Apenas tome
cuidado com o possível interesse da criança por insetos, pode ser um ótimo
conhecimento para ela, mas é sempre necessário alerta-la dos riscos de insetos
venenosos.
Luneta:
Uma luneta nas mãos de uma criança pode ser uma ótima ferramenta de
desenvolvimento intelectual, desde que um adulto a ensine o uso correto do
equipamento.
O
primeiro e mais óbvio uso para a luneta ou telescópio amador, é a observação da
lua e estrelas, o que pode gerar um interesse pela astronomia e levar a criança
a conhecimentos sobre o universo. O segundo uso possível para a luneta é a
observação de paisagens, podendo-se explicar para a criança questões como a
visão macro e micro exercidas na prática aplicada. Além de possibilitar o
interesse por práticas artísticas como a pintura e o desenho. A terceira
aplicação de uma luneta pode ser a observação de pássaros na natureza, claro
que para isso é preciso morar em um local que tenha pássaros, o que em cidades
pequenas não é raro. Também pode ser empregada na observação de insetos, mas
sempre instruindo a criança a manter uma distância segura e nunca tocar nos
insetos, pois sempre correrá o risco de se deparar com algum venenoso.
Assim
como os anteriores, também existe como fabricar uma luneta em casa, versões simples,
de baixo custo, mas que já tornam possível uma boa diversão e aprendizado.
Sempre
valido lembrar, que caso sua escolha seja por comprar algum desses
equipamentos, certifique-se de que o produto tenha o mínimo de qualidade
necessário. Antes dar para a criança uma simples lupa, que mostra imagens
limpas e nítidas ampliadas adequadamente, do que presentea-la com um telescópio
que mostra imagens borradas e irreconhecíveis. Não é por ser um brinquedo
infantil, que pode ser qualquer coisa de baixa qualidade. Até mesmo porque um
equipamento de muito baixa qualidade pode colocar a saúde e até mesmo a vida da
criança em risco.
Instrumentos
de cálculos.
É
bem comum encontrarmos crianças que não gostam muito de matemática, em parte
isso é culpa das escolas, professores e grades curriculares, que tornam algo
que poderia ser encantador, uma verdadeira tortura. Existem formas muito
divertidas e diferentes de fazer cálculos.
Contas:
Por mais bobo que pareça, crianças costumam se encantar com a possibilidade de
manusear vários pequenos objetos, como contas, que podem ser compradas, ou
improvisadas com uma grande quantidade do mesmo objeto, por exemplo, um punhado
de bolinhas de gude, ou pedrinhas coloridas. São também uma excelente
possibilidade de ir ensinando a criança a formar grupos (aglomerados) de quantidades
de contas, aumentando e diminuído essas quantidades, subtraindo e adicionando
elementos ao grupo. Sempre lembrando que a idade da criança influi no tipo de
contas que você pode deixar ao alcance dela, além de sempre instruí-la a não
colocar nada na boca, ou em outros orifícios, o que não é nada incomum crianças
fazerem.
Ábaco:
apesar de na atualidade ser considerado apenas um brinquedo, esse instrumento
de cálculos, já foi utilizado por contadores reais, que organizavam finanças
inclusive de bancos e “empresas” da antiguidade com ele. É uma linda ferramenta para adicionar e
subtrair um número significativo de valores. Infelizmente na maioria das vezes
quando uma criança o ganha, acaba ficando jogado sem ela utilizar, em alguns casos,
pelo simples fato de que ela não sabe utilizar e ninguém se propôs a ensina-la.
Assim
como praticamente todos os equipamentos que mencionei, o ábaco também pode ser construído
em casa, com objetos comuns de plástico, que na maioria das vezes vão para o
lixo. As versões compradas infelizmente não são tão baratas, mas também não
chegam a ser um absurdo de caras.
No
caso de crianças que tenham celulares, existem vários aplicativos com jogos
envolvendo cálculos, inclusive existem vários aplicativos interessantes, que
simulam o ábaco.
Brinquedos
gerais
Quebra-cabeças:
auxilia a criança no desenvolvimento da noção espacial, além da visão macro e micro,
já mencionada no tópico do telescópio.
Jogo
da memória: o nome já é bastante autoexplicativo.
Lego:
creio que nunca será um brinquedo ultrapassado, pois incentiva a criatividade e
o planejamento.
Tinta
guache: esse tipo de tinta, que dilui em água, além de ser de fácil limpeza,
possibilita a criança misturar cores e criar novas. Principalmente se você presenteá-la apenas com as cores primárias e o preto e branco. Ela vai se
divertir mais criando cores, do que pintando em si. Claro que para isso você
precisa ensina-la que a partir do: azul, vermelho, amarelo, preto e branco, ela
pode formar qualquer cor perceptível aos olhos humanos.
Massa
de modelar: auxilia no desenvolvimento psicomotor, incentiva a criatividade e o
desenvolvimento do tato. Além do fato de que crianças de modo geral, tem uma
grande atração pela textura da massa, por isso brincam com barro e coisas
semelhantes.
Seguem-se
uma infinidade de brinquedos que possibilitam o desenvolvimento psicomotor e
intelectual de uma criança, esses são apenas uma pequena amostra, mas sempre
lembre-se, ensinar a criança a usar o presente, é mais importante do que
presentear.
Dicas
do que evitar
Além
do óbvio que se deve evitar dar a uma criança, como objetos muito pequenos ou
cortantes, existem outros cuidados que nem sempre estamos atentos.
Evitem
dar para crianças jogos e brinquedos que precisem de duas crianças ou mais para
jogar, se ela não costuma ter outra criança por perto. Parece meio obvio, mas o
que mais acontece, é pessoas darem para uma criança que é sozinha em casa (sem
outras crianças) e raramente recebe visitas, brinquedos que precisam de duas
pessoas para brincar e nenhum dos adultos próximos dela, costuma dar a atenção
que deveria. Isso é extremamente frustrante para uma criança. Nesses casos,
privilegie jogos individuais.
Evitem
brinquedos que produzam sons altos, apesar de as crianças de modo geral amarem
brinquedos barulhentos, seus cuidadores não costuma gostar e se ela morar em
apartamento, os vizinhos apreciarão ainda menos.
Desvie
de brinquedos que utilizam pilhas para seu funcionamento, os cuidadores
raramente se dão ao trabalho de comprar pilhas novas, normalmente o brinquedo
ficará jogado em um canto por isso, além da facilidade que esses brinquedos
movidos à pilha têm, de estragarem rapidamente.
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